Pesquisa desenvolvida no comrcio paulistano mostra que vendas de outubro surpreenderam e cresceram 6,6%, de acordo com a Associao Comercial de So Paulo (ACSP), que desenvolveu trabalho neste sentido e descobriu que alm deste crescimento mdio no ms passado, 10% foram com vendas a prazo e 3,2% nas comercializaes vista. O comrcio da capital paulista, diante da diversidade e do elevado volume, serve de parmetro para todo o Brasil, disse Libnio Victor Nunes de Oliveira, presidente da Associao Comercial e Industrial (ACI) de Marlia, ao analisar a recente pesquisa com o atual secretrio da diretoria, Manuel Batista de Oliveira, que tambm considerou a movimentao do comrcio varejista local como muito boa em outubro.
De acordo com o presidente da ACSP, Alencar Burti, os nmeros surpreendem e devem-se, em grande parte, base fraca do ano passado. Ainda na avaliao dele, o crescimento de outubro refora a tendncia observada no ndice Nacional de Confiana ACSP/Ipsos de que as vendas deste fim de ano tero significativa melhora. A surpresa do crescimento nos bens durveis em outubro pode indicar que o Natal, de fato, no ser apenas das lembrancinhas, como em 2016 e 2015, falou o dirigente que tambm est como presidente da Federao das Associaes Comerciais do Estado de So Paulo (Facesp). Vamos ter vendas considerveis de itens de maior valor. S no d para dizer ainda se em novembro, na Black Friday, ou em dezembro, comenta o dirigente paulistano, Alencar Burti.
A alta maior nas vendas a prazo observada em outubro pode ser explicada como resultado da queda dos juros (influenciada pela desinflao), pelo alongamento dos prazos e pela retomada do emprego e da massa salarial. J as vendas vista explicam-se pelo Dia das Crianas, que muito concentrado em itens de menor valor, e vale destacar que esse crescimento de 3,2% segue o comportamento da massa salarial, avaliou o dirigente da ACSP e da Facesp. Mas o ambiente econmico est mais tranquilo, no assustando o consumidor, acrescentou Manoel Batista de Oliveira que sentiu na Zona Sul da cidade de Marlia, onde comerciante, um bom movimento no comrcio no ms de outubro. Apesar da desconfiana, o consumidor est se animando, disse.
Na pesquisa realizada pela associao comercial paulistana, na comparao com setembro, o varejo na capital paulista registrou alta mdia de 12,2% no movimento de vendas (11,8% a prazo e 12,5% vista). Embora expressivos, os nmeros esto dentro do observado nos ltimos trs anos e podem ser justificados, basicamente, pelo fato de setembro no ter nenhuma data comercial, ao contrrio de outubro. Quando se tem um apelo comercial interessante, as vendas sempre melhoram, ressaltou Libnio Victor Nunes de Oliveira que favorvel as campanhas promocionais por causa do estimulo que oferece aos consumidores. O consumidor tem que estar animado para ir as compras, definiu o dirigente mariliense ao dizer que o Balano de Vendas um trabalho elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra da Boa Vista Servios. A pesquisa nos mostra a realidade e projeta a tendncia que teremos pela frente, comentou Manoel Batista de Oliveira.
#
Eficaz Comunicao Empresarial Ltda ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial |